Como impactar o consumidor no momento exato da Consumer Journey

Las marcas pueden estar presentes en toda la decisión de compra.

Antes de falar sobre como impactar o usuário, primeiro é necessário definir o conceito de Consumer Journey ou “caminho de compra do usuário”. Em uma frase, é o conjunto de interações ou experiências que o consumidor tem com uma marca ou empresa durante um tempo determinado. Este grupo de experiências inclui todos os momentos de interação, desde o desconhecimento da marca, até a fidelidade à mesma. Em poucas palavras, é toda relação, direta ou indireta, entre uma marca e uma pessoa.

O paradigma do Consumer Journey mudou radicalmente durante a última década graças à internet. Um estudo do Google/KantarTNS revela que 71% dos argentinos que compraram algum produto de varejo pesquisaram online, e 91% desses consumidores consideram que sua compra final foi influenciada pela pesquisa online prévia. Estes números refletem como a internet influencia no contexto e nas regras de uma nova forma de conceber o consumidor.

Quando falamos de compra online, temos que mencionar o Mercado Livre, o maior site de e-commerce da América Latina, com mais de 211 milhões de usuários registrados, 4.000 buscas e 9 compras por segundo. Na Argentina ele alcança o número de 15 milhões de usuários únicos por mês, sendo o quinto site mais visitado do país e o primeiro na categoria de varejo. Todos estes números fazem com que o Mercado Livre se posicione como um aliado estratégico para os anunciantes que apostam em novas soluções de marketing.

O mindset de compra é um dos maiores diferenciais do Mercado Livre como meio para se fazer publicidade, já que as pessoas entram no site com a intenção de pesquisar, informar-se e finalmente adquirir um produto.

Para começar a falar de como impactar as marcas, é preciso identificar as quatro grandes etapas da Consumer Journey: Descoberta, Consideração, Compra e Pós-Compra. Cada etapa indica um estado do consumidor a respeito de uma marca, produto ou serviço.

Na etapa da Descoberta o usuário se encontra em uma situação onde não tem definida sua decisão de compra: investiga e compara preços, se encontra “passeando”, como faria em um shopping. Para destacar-se durante este momento, no Mercado Livre as marcas podem acessar soluções de Publicidade para mostrar-se e gerar awareness, presença e necessidade na mente do consumidor, com soluções de Branding.

Mais adiante, quando o consumidor já tem definido o tipo de produto, mas não sabe qual a marca, é um momento-chave para que os anunciantes mostrem seus benefícios e diferenciais de seus produtos, com soluções de Trade Marketing, para destacar sua marca em um ponto de venda online. Frente à enorme quantidade de vendedores, é necessário que as marcas destaquem seus produtos e benefícios sobre sua competência, e o Mercado Livre se transforma no ponto de venda online mais importante da região para fazê-lo.

Para a última etapa do Consumer Journey, a da Compra, o Mercado Livre oferece soluções de Publicidade que utilizam todas as informações sobre o comportamento dos usuários no site e as converte em uma ferramenta de inteligência para o desenvolvimento de estratégias de comunicações mais efetivas a fim de impactar os potenciais clientes no momento e contexto ideais.

Em poucas palavras, o Mercado Livre é perfeito para que as marcas possam utilizar soluções de Publicidade em todas as etapas da Consumer Journey.

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